.

A estrutura da célula (envoltórios celulares)

  • A estrutura da célula ( envoltórios celulares )

 

  1. As células vegetais possuem dois tipos de envoltório: a parede celular ou membrana esquelética e a membrana plasmática. Cite duas diferenças entre esses tipos de envoltório.

 

  1. (UFV – MG) Uma célula vegetal quando colocada em solução hipotônica recebe água, já que a concentração osmótica de seu meio interno é maior do que a do meio externo. Por isso, o seu volume pode aumentar, mas até um certo limite, apesar de as concentrações externa e interna continuarem diferentes.

      Responda:

 

a)      O que impede que a célula vegetal se rompa quando colocada em solução hipotônica?

b)      O que permite à água penetrar na célula vegetal?

 

  1. (PUC – MG) As trocas entre as células e o meio podem ocorrer sob diversas modalidades, como, por exemplo, por difusão simples e difusão facilitada. O que distingue a difusão facilitada da simples?

 

  1. (PUC – SP) A concentração de um determinado íon X é vinte vezes maior no interior de uma célula do que no meio extracelular.

 

a)      Explique o tipo de mecanismo que mantém essa diferença iônica entre a célula e seu meio.

b)      O que aconteceria com a situação descrita acima, se fosse bloqueado o processo respiratório dessa célula?

 

  1. (FUVEST – SP) Dê duas diferenças entre os processos de pinocitose e fagocitose.

 

  1. (UFRJ) Desde a Antiguidade, o salgamento tem sido usado como recurso para evitar a putrefação de alimentos, como a carne de boi, de porco e de peixe. Explique o mecanismo através do qual o salgamento preserva os alimentos.

 

  1. (FUVEST – SP)  As bananas mantidas à temperatura ambiente deterioram – se em conseqüência da proliferação de microrganismos. O mesmo não acontece com a bananada, conserva altamente açucarada, produzida com essa fruta.

a)      Explique,  com base no transporte de substâncias através da membrana plasmática, por que bactérias e fungos não conseguem proliferar em conservas com alto teor de açúcar.

b)      Dê exemplo de outro método de conservação de alimentos que tenham por base o mesmo princípio fisiológico.

 

 

 

 

 

 

 

RESPOSTAS

 

  1. A membrana plasmática é lipoprotéica e tem permeabilidade seletiva; a parede celular ou membrana esquelética é constituída basicamente de celulose e é permeável.
  2. a) O que impede o rompimento da célula é a presença da membrana celulósica (parede celular), que é muito resistente.

 

c)      A água penetra na célula vegetal por osmose: a solução interna do vacúolo é mais concentrada que a solução externa, o que determina a entrada de água na célula.

 

  1. Em ambos os casos há consumo de energia. Entretanto, na difusão facilitada verifica – se a participação de moléculas carregadoras, que facilitam o fluxo de determinadas substâncias através da membrana; na difusão simples, não ocorre a participação de moléculas carregadoras.

 

  1. a) O mecanismo que mantém essa diferença iônica é o transporte ativo. Embora o íon X saia constantemente da célula para o meio externo, por difusão, o transporte ativo garante o bombeamento desse íon para o interior da célula.

 

c)      Com o bloqueio do processo respiratório, o transporte cessaria ou seria bastante diminuído; assim, por difusão, haveria uma tendência de as concentrações de íons x no meio extra e intracelular se igualarem.

 

  1. Na pinocitose, a partícula englobada é líquida e o mecanismo ocorre por invaginação da membrana. Na fagocitose, o material englobado é sólido e o processo ocorre através da emissão de pseudópodes.

 

  1. O salgamento eleva a pressão osmótica do substrato orgânico, inibindo a atividade de microrganismos decompositores que, em contato com a carne, perdem água e têm seu metabolismo reduzido.

 

 

  1. a) Na bananada, os microorganismos decompositores (bactérias e fungos) encontram – se num meio hipertônicos, com alta concentração de açúcar. Então, perdem água para o meio externo, por osmose, desidratam – se e têm seu metabolismo reduzido.

b) O salgamento de alimentos, como carnes de vaca e peixes.

 

 

 

Este exercícios foi retirado do livro “Biologia” – Wilson Roberto Paulino, pág 66 e 67. Lembramos que a ordem dos exercícos foi alterada.

Deixe um comentário.